domingo, 10 de julho de 2016

pecador ou doente?

Leitura: Marcos1:43-45

Após curar o leproso, Jesus testa sua obediência. “Jesus o despediu, com uma severa advertência: ‘Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho’”. O homem deveria se apresentar ao sacerdote e oferecer os sacrifícios que a Lei mosaica determinava aos que eram curados de lepra. Esta é ordem das coisas também em nossa salvação. Jesus deve ser antes Salvador, depois Senhor. Primeiro você é salvo “pela graça, por meio da fé”, e isso não vem de você, “é dom de Deus, não por obras para que ninguém se glorie”. Depois Deus tem um propósito, que é “fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Mc 1:43-44).

O homem, já curado, decidiu fazer sua própria vontade ao invés de se sujeitar à ordem de Jesus. “Saiu e começou a tornar público o fato, espalhando a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente em nenhuma cidade, mas ficava fora, em lugares solitários. Todavia, assim mesmo vinha a ele gente de todas as partes.” (Mc 1:45).

Ao contrário dos pregadores de milagres da TV, Jesus nunca buscou fama. Ele veio no caráter de um servo humilde e sabia que as pessoas iriam querer transformá-lo em celebridade, não por ele ser quem era — o Filho de Deus vindo em carne — mas pelos benefícios que poderiam obter dele. Alguns anos mais tarde, “enquanto estava em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos viram os sinais miraculosos que ele estava realizando e creram em seu nome. Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos. Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.” (Jo 2:23-25).


Se a missão de Jesus fosse apenas curar, não teríamos mais hospitais. Todavia as curas e sinais eram apenas para mostrar suas credenciais de que era o Messias, o Jeová autor da Lei do Antigo Testamento que tinha vindo em graça e verdade para salvar, antes de voltar no final como o justo e implacável Juiz para condenar os perdidos. Antes de ser o Libertador que todo judeu aguardava, ele teria de ser sacrificado, “como um cordeiro... levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada”, ser “transpassado por causa das nossas transgressões... esmagado por causa de nossas iniquidades” (Is 53:5-7). Só assim resolveria a questão do pecado, a pior enfermidade do ser humano. E você, busca a Jesus por estar doente ou por ser pecador?

você abriu a porta?




Leitura: Marcos 2:1-2


Jesus volta a Cafarnaum. “O povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra” (Mc 2:1). Na mesma cidade ele já tinha libertado um homem possesso e curado a mãe de Pedro, além de“muitos que sofriam de várias doenças e também expulsou muitos demônios” (Mc 1:30-34). De volta a Cafarnaum, ele irá curar um homem aleijado e perdoar seus pecados, causando indignação nos fariseus.

Se vivesse naquela época talvez você gostaria de ter morado em Cafarnaum, cidade tão privilegiada por sinais, curas e libertações. Será? Mais tarde Jesus iria dizer daquela cidade: “E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você". (Mt 11:23).

Todo privilégio traz consigo a responsabilidade. Se hoje você tem livre acesso à Palavra de Deus e pode escutar o evangelho em público, sem temer ser preso ou linchado como em alguns países islâmicos, budistas e hinduístas, saiba que Deus irá também cobrar de você a razão de não ter crido em Jesus. O Senhor estabeleceu um princípio em Lucas 12:48, que é: “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”. Isto nos fala de responsabilidade.

A confiança de Cafarnaum, de que seria “elevada até o céu” só por ter sido privilegiada com os milagres de Jesus, seria fatal. Até Sodoma, que virou sinônimo de pecado e abominação, é vista como menos culpada, pois se os milagres realizados em Cafarnaum “tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje”, diz o Senhor. Laodiceia, que representa os últimos dias da cristandade, se acha privilegiada:“Estou rica, adquiri riquezas e não preciso de nada”. Mas a impressão que Jesus tem dela é bem outra: “Você é miserável, digna de compaixão, pobre cega e nua”.

Orgulho e a autossuficiência são a receita certa do desastre. Se você crê em Cristo, o momento não é de ‘oba-oba’, nariz empinado e exaltação, mas de contrição, humilhação e resgate da comunhão. Jesus diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap 3:17-20). Você já abriu?

Reading: Mark 2: 1-2


Jesus returns to Capernaum. "The people heard that he was at home. So many people gathered there, so there was no place at the door; and he preached the word to them "(Mark 2: 1). In the same city he had freed a man with and healed Peter's mother, and "many suffering from various diseases and also drove out many demons" (Mk 1: 30-34). Back to Capernaum, he will heal a crippled man and forgive his sins, causing outrage in the Pharisees.

If I lived back then maybe you like to have lived in Capernaum, a city so privileged by signs, healings and deliverances. It will be? Later Jesus would say that city: "And you, Capernaum: will be exalted to heaven? No, you go down to Hades! If the miracles that were performed in you had been done in Sodom, it would have remained until this day. But I say to them that the day of judgment there will be less tolerable for Sodom than for you. "(Mt 11:23).

Every privilege carries responsibility. If today you have free access to the Word of God and can hear the gospel in public without fear of being arrested or lynched as in some Islamic countries, Buddhists and Hindus, know that God will also charge you the reason you have not believed in Jesus . The Lord has established a principle in Luke 12:48, which is: "To whom much is given, much is required; and who has been entrusted with much, much more will be asked. " This tells us of responsibility.

The confidence of Capernaum, that would be "exalted to heaven" only for having been privileged with the miracles of Jesus, would be fatal. To Sodom, which has become synonymous with sin and abomination, is seen as less guilty, because if the miracles performed in Capernaum "had been done in Sodom, it would have remained until this day," says the Lord. Laodicea, which is the last days of Christianity, is found inside, "I am rich, I have acquired wealth and do not need anything." But the impression that Jesus has it is quite another, "You are miserable, pitiful, blind and naked poor."

Pride and self-sufficiency are the right recipe of disaster. If you believe in Christ, the time is not 'woohoo', pert nose and exaltation, but contrition, humiliation and rescue communion. Jesus says, "Behold I stand at the door and knock; If anyone hears my voice and opens the door, come in to him, and will sup with him, and he with me "(Rev. 3: 17-20)..
Have you ever opened?








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domingo, 10 de janeiro de 2016

Deus a procura de um espaço God looking for a space

Leitura: Marcos1:1-8

Este encontro de Deus com o que restou de seu povo foi marcado por João Batista num deserto, que mostrava condição de seus corações, e exigia deles confissão de pecados e arrependimento. Mas eles rejeitariam seu Messias e Israel viria a experimentar “um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: ‘Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados” (Rm 11:25-27).

 
Este “endurecimento em parte” já dura mais de dois mil anos, período no qual Deus passou a tratar com seu povo celestial, a Igreja. Num futuro próximo, depois que a Igreja for tirada da terra no arrebatamento, “todo o Israel será salvo”. Então se dará o verdadeiro encontro no deserto, aqui prefigurado por este de João Batista, quando ficarão claras as intenções de amor e ternura que Deus sempre teve para com Israel, ao ponto de chamar seu povo de “esposa”. Oséias descreve assim:

 
“Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho. Ali devolverei a ela as suas vinhas, e farei do vale de Açor uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias de sua infância, como no dia em que saiu do Egito. ‘Naquele dia’, declara o Senhor, ‘você me chamará ‘meu marido’; não me chamará mais ‘meu senhor’. Tirarei dos seus lábios os nomes dos baalins; seus nomes não serão mais invocados. Naquele dia farei em favor deles um acordo com os animais do campo, com as aves do céu e com os animais que rastejam pelo chão. Arco, espada e guerra, eu os abolirei da terra, para que todos possam viver em paz. Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor.  ‘Naquele dia eu responderei’, declara o Senhor. ‘Responderei aos céus, e eles responderão à terra; e a terra responderá ao cereal, ao vinho e ao azeite, e eles responderão a Jezreel. Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei ‘Não amada’. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.” (Os 2:14-23).

 
Enquanto isso não acontece, existe uma janela de oportunidade para todo aquele que reconhece o deserto em que está sua alma e vai a Jesus arrependido de seus pecados, clamando por salvação. Será você um deles?
Reading: Mark 1: 1-8

This encounter between God and what is left of his people was marked by John the Baptist in the desert, showing the condition of their hearts, and demanded their confession of sin and repentance. But they reject their Messiah and Israel would experience 'a hardening in part until it reached the fullness of the Gentiles. And so all Israel shall be saved: as it is written: 'Zion will come a redeemer who turn away ungodliness from Jacob. And this is my covenant with them when I take away their sins "(Romans 11: 25-27).
This "hardening in part" has lasted more than two thousand years, a period in which God began to deal with his heavenly people, the Church. In the near future, after the Church is taken from the earth at the rapture, "all Israel will be saved." Then will the real encounter in the desert, here foreshadowed by that of John the Baptist, when will clear the intentions of love and tenderness that God has always had to Israel, to the point of calling his people "wife." Hosea describes thus:
"So now I'll draw it; I'll take you into the wilderness and I will speak to him fondly. Ali will return to her her vineyards, and make the Goshawk's worth a door of hope. There you will answer me as in the days of his childhood, as the day it came out of Egypt. 'On that day,' declares the Lord, 'you will call me' my husband '; not call me more 'my lord'. I will remove from your lips the names of the Baals; their names will not be invoked. On that day I will make an agreement for them with the beasts of the field, with the birds and animals that crawl on the floor. Bow, sword and war I abolirei the earth, so that everyone can live in peace. I will marry you forever; I marry you with justice and righteousness, with love and compassion. I will marry you faithfully, and you will acknowledge the Lord. 'On that day I will answer,' declares the Lord. 'I will answer the heavens, and they will respond to the earth; and the earth shall hear the grain, wine and oil, and they will respond to Jezreel. I will plant myself on the ground; I treat with love the one I called 'Not loved.' I will say to them called 'not-my-people': You are my people; and he will say, 'You are my God' "(Hosea 2: 14-23)..
In the meantime, there is a window of opportunity for everyone who recognizes the desert where is your soul, and goes to Jesus repented of their sins crying out for salvation.
Will you be one of them?
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