Jesus diz: “Quem se divorciar de sua
mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se
casar com uma mulher divorciada do seu marido estará cometendo adultério.”
(Lc 16:18). Por que será que ele interrompe o assunto da Lei do versículo 17
para falar de adultério e divórcio? Ele não interrompe; o assunto aqui ainda é
a Lei, e você só entenderá isso se ler o que Paulo escreve em sua Carta aos
Romanos, que é o evangelho explicado.
“Acaso vocês não sabem que a lei tem
autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive? Por exemplo, pela lei a
mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o
marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar
com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada
adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que
venha a se casar com outro homem, não será adúltera. Assim, meus irmãos, vocês
também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro,
àquele que ressuscitou dos mortos.” (Rm 7:1-4).
A questão é: Pode um morto guardar a
Lei? Não! E por acaso não é assim que Deus vê o crente em relação à Lei? “Agora,
mortos para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que
sirvamos em novidade de espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.”
(Rm 7:6). Agora veja como tudo está maravilhosamente conectado a este capítulo
de Lucas: “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher
estará cometendo adultério.” (Lc 16:18). O assunto aqui não é divórcio, mas
adultério, caso o vínculo não tenha sido desfeito pela morte.
Por isso o apóstolo Paulo explica: “Vocês
também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo para pertencerem a
outro, àquele que ressuscitou dos mortos.” (Rm 7:4). Se agora pertencemos a
Cristo, como continuar pertencendo à Lei para a qual morremos? Querer viver sob
ambos é adultério. Além disso, “tendo sido, pois, justificados pela fé,
temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5:1). Isto
significa que aqueles que creem em Jesus são justos aos olhos de Deus, e Paulo
escreve a Timóteo que a Lei “não é feita para os justos.” (1 Tm 1:9).
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