Hoje há tantos evangélicos pregando
prosperidade que quase nos esquecemos de que nos anos 70 e 80 a moda entre
católicos era a “Teologia da Libertação”. Ao contrário da “Teologia da
Prosperidade”, que tenta aplicar à Igreja as promessas feitas a Israel ao afirmar
que todo cristão deve ser rico, a chamada “opção pelos pobres” foi adotada por
revolucionários para dar um tom religioso ao marxismo e à luta de classes.
Nenhuma delas tem fundamento bíblico,
pois o objetivo do cristão neste mundo não é ser pobre ou rico, e nem colocar
pobres contra ricos ou se achar capaz de erradicar a pobreza. É claro que a
Palavra de Deus sempre exortou “que nos lembrássemos dos pobres” (Gl
2:10), mas Jesus deixou claro que “os pobres vocês sempre terão
consigo” (Jo 12:8), mostrando que este problema não será resolvido até
que ele venha para reinar.
É tão errado um rico gloriar-se em sua
riqueza, quanto um pobre em sua pobreza. No corpo de Cristo existem mais pobres
que ricos, mais iletrados que sábios, mais fracos que poderosos, mas “quem
se gloriar, glorie-se no Senhor” (1 Co 1:26-31). Deus permite as
diferentes condições para usar os seus de diferentes maneiras. Cristianismo não
é comunismo. Os pobres não devem acreditar nas palavras dos pregadores da
prosperidade, achando que se fossem ricos seriam felizes, e os ricos não devem
confiar nas riquezas, mas estarem prontos a ajudar“especialmente aos da
família da fé” (Gl 6:10), ou seja, dando prioridade aos seus irmãos em
Cristo.
Se alguns discípulos, pobres e
humildes, não tinham acesso ao governador Pilatos para requerer o corpo de
Jesus, Deus usou dois discípulos ricos e influentes para esta tarefa. “José,
membro do Conselho, homem bom e justo... de Arimateia... “dirigindo-se a
Pilatos, pediu o corpo de Jesus”, e “Nicodemos levou cerca de
trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés” para preparar
o corpo para o sepultamento no sepulcro novo doado por José de Arimateia. (Lc
23:50-56; Jo 19:38-42).
Entre o povo de Deus há pessoas de
diferentes classes sociais, mas todos devem aprender a se contentar com o que
possuem, seja riqueza ou pobreza, à semelhança do apóstolo Paulo, que disse: “Aprendi
a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e
sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer
situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando
necessidade. Tudo
posso naquele que me fortalece.”(Fp 4:11-13).
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Reading:
Luke 23: 44-49
The
crucifixion of Jesus is the high point of the sinner hate history by their
Creator. Until this moment the men thought they were in control, and the
Jesus
himself told them: "This is the time for you, when darkness reigns"
(Luke 22:53). But God that until now seemed indifferent to everything they did
to her Son, turns off the light. Man could avoid the midday sun become in
darkness. That was also a sign that God abandoned Jesus there to take our sins
as his own, and pay for all of them. So he prophetically stated in Psalm 69: 4:
"I am forced to return what I did not steal."
There is no
life for man on this side of the cross and death. One must be in Christ, died
there with him and raised on the third day, to receive new life. On the cross
God put an end to the race of the children of Adam to start a new creation that
is beyond death, where true life begins.
The Son of
God became the Son of Man, on their death, to transform children of God those
born sons of men. What had life in himself, came into the world to die to give
life to those who were dead in trespasses and sins. He who had his home in
heaven came down to earth to give a home in heaven to us, land creatures. The
only one that was perfectly fair was made sin on the cross so that we who were
born in iniquity, might become the righteousness of God. The immortal became
mortal to give eternal life to us mortals. He who was eternally free became
slave leaving to preach on the cross in order to liberate us, slaves to sin.
One that was infinitely rich he became poor while delivering his last well,
life itself, to enrich those who had no life. One that is light descended into
the darkness, turn into children of light to us, we were darkness. He who was
in the bosom of the Father came to this distant land and went down to death, to
bring close to him those who were far from God.
Jesus cried
with a loud voice, 'Father, into thy hands I commend my spirit.' Having said
this and died. The centurion saw what had happened, praised God, saying,
"Certainly this man was innocent." And all the people who had
gathered to witness what was happening, seeing this, began to beat his chest
and moving away. But all who knew him, including the women who had followed him
from Galilee, stood at a distance, watching these things "(Lk 23: 44-49)..
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segunda-feira, 17 de agosto de 2015
POBRES E RICOS
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