Hoje há tantos evangélicos pregando
prosperidade que quase nos esquecemos de que nos anos 70 e 80 a moda entre
católicos era a “Teologia da Libertação”. Ao contrário da “Teologia da
Prosperidade”, que tenta aplicar à Igreja as promessas feitas a Israel ao afirmar
que todo cristão deve ser rico, a chamada “opção pelos pobres” foi adotada por
revolucionários para dar um tom religioso ao marxismo e à luta de classes.
Nenhuma delas tem fundamento bíblico,
pois o objetivo do cristão neste mundo não é ser pobre ou rico, e nem colocar
pobres contra ricos ou se achar capaz de erradicar a pobreza. É claro que a
Palavra de Deus sempre exortou “que nos lembrássemos dos pobres” (Gl
2:10), mas Jesus deixou claro que “os pobres vocês sempre terão
consigo” (Jo 12:8), mostrando que este problema não será resolvido até
que ele venha para reinar.
É tão errado um rico gloriar-se em sua
riqueza, quanto um pobre em sua pobreza. No corpo de Cristo existem mais pobres
que ricos, mais iletrados que sábios, mais fracos que poderosos, mas “quem
se gloriar, glorie-se no Senhor” (1 Co 1:26-31). Deus permite as
diferentes condições para usar os seus de diferentes maneiras. Cristianismo não
é comunismo. Os pobres não devem acreditar nas palavras dos pregadores da
prosperidade, achando que se fossem ricos seriam felizes, e os ricos não devem
confiar nas riquezas, mas estarem prontos a ajudar“especialmente aos da
família da fé” (Gl 6:10), ou seja, dando prioridade aos seus irmãos em
Cristo.
Se alguns discípulos, pobres e
humildes, não tinham acesso ao governador Pilatos para requerer o corpo de
Jesus, Deus usou dois discípulos ricos e influentes para esta tarefa. “José,
membro do Conselho, homem bom e justo... de Arimateia... “dirigindo-se a
Pilatos, pediu o corpo de Jesus”, e “Nicodemos levou cerca de
trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés” para preparar
o corpo para o sepultamento no sepulcro novo doado por José de Arimateia. (Lc
23:50-56; Jo 19:38-42).
Entre o povo de Deus há pessoas de
diferentes classes sociais, mas todos devem aprender a se contentar com o que
possuem, seja riqueza ou pobreza, à semelhança do apóstolo Paulo, que disse: “Aprendi
a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e
sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer
situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando
necessidade. Tudo
posso naquele que me fortalece.”(Fp 4:11-13).
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Reading:
Luke 23: 44-49
The
crucifixion of Jesus is the high point of the sinner hate history by their
Creator. Until this moment the men thought they were in control, and the
Jesus
himself told them: "This is the time for you, when darkness reigns"
(Luke 22:53). But God that until now seemed indifferent to everything they did
to her Son, turns off the light. Man could avoid the midday sun become in
darkness. That was also a sign that God abandoned Jesus there to take our sins
as his own, and pay for all of them. So he prophetically stated in Psalm 69: 4:
"I am forced to return what I did not steal."
There is no
life for man on this side of the cross and death. One must be in Christ, died
there with him and raised on the third day, to receive new life. On the cross
God put an end to the race of the children of Adam to start a new creation that
is beyond death, where true life begins.
The Son of
God became the Son of Man, on their death, to transform children of God those
born sons of men. What had life in himself, came into the world to die to give
life to those who were dead in trespasses and sins. He who had his home in
heaven came down to earth to give a home in heaven to us, land creatures. The
only one that was perfectly fair was made sin on the cross so that we who were
born in iniquity, might become the righteousness of God. The immortal became
mortal to give eternal life to us mortals. He who was eternally free became
slave leaving to preach on the cross in order to liberate us, slaves to sin.
One that was infinitely rich he became poor while delivering his last well,
life itself, to enrich those who had no life. One that is light descended into
the darkness, turn into children of light to us, we were darkness. He who was
in the bosom of the Father came to this distant land and went down to death, to
bring close to him those who were far from God.
Jesus cried
with a loud voice, 'Father, into thy hands I commend my spirit.' Having said
this and died. The centurion saw what had happened, praised God, saying,
"Certainly this man was innocent." And all the people who had
gathered to witness what was happening, seeing this, began to beat his chest
and moving away. But all who knew him, including the women who had followed him
from Galilee, stood at a distance, watching these things "(Lk 23: 44-49)..
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segunda-feira, 17 de agosto de 2015
POBRES E RICOS
ponto alto
A crucificação de Jesus é o ponto alto
da história de ódio do pecador por seu Criador. Até este momento os homens
pensavam estar no controle da situação, e o próprio Jesus lhes havia dito: “Esta
é a hora de vocês, quando as trevas reinam” (Lc 22:53). Mas Deus, que
até aqui parecia indiferente a tudo o que faziam ao seu Filho, apaga a luz.
Homem algum poderia evitar que o sol do meio dia se tornasse em trevas. Aquele
era também um sinal de que Deus abandonava Jesus ali para assumir os nossos
pecados como se fossem seus, e pagar por todos eles. Por isso ele declara
profeticamente no Salmo 69:4: “Sou forçado a devolver o que não roubei”.
Não existe vida para o homem do lado de
cá da cruz e da morte. É preciso estar em Cristo, ter morrido ali com ele e
ressuscitado ao terceiro dia, para receber vida nova. Na cruz Deus colocou um
ponto final na raça dos filhos de Adão para iniciar uma nova criação que está
além da morte, onde a verdadeira vida começa.
O Filho de Deus se fez Filho do Homem
para, por sua morte, poder transformar em filhos de Deus aqueles que nasceram
filhos de homens. O que tinha vida em si mesmo, veio ao mundo morrer para dar
vida aos que estavam mortos em delitos e pecados. Aquele que tinha seu lar no
céu desceu à terra para dar um lar no céu a nós, criaturas da terra. O único
que era perfeitamente justo foi feito pecado na cruz, para que nós, que
nascemos em iniquidade, fôssemos feitos justiça de Deus. O imortal se fez
mortal para dar vida eterna a nós mortais. Ele que era eternamente livre se fez
escravo deixando-se pregar numa cruz, a fim de libertar a nós, escravos do
pecado. Aquele que era infinitamente rico se fez pobre ao entregar seu último
bem, a própria vida, para enriquecer aqueles que nem vida possuíam. Aquele que
é luz desceu às trevas, para transformar em filhos da luz a nós, que éramos
trevas. Aquele que estava no seio do Pai veio a esta terra distante e desceu à
morte, para levar para perto de si aqueles que estavam longe de Deus.
Jesus bradou em alta voz: ‘Pai, nas
tuas mãos entrego o meu espírito’. Tendo dito isso, expirou. O centurião, vendo
o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: ‘Certamente este homem era
justo’. E todo o povo que se havia juntado para presenciar o que estava
acontecendo, ao ver isso, começou a bater no peito e a afastar-se. Mas todos os
que o conheciam, inclusive as mulheres que o haviam seguido desde a Galileia,
ficaram de longe, observando essas coisas.” (Lc
23:44-49).
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Reading:
Luke 23: 44-49
The
crucifixion of Jesus is the high point of the sinner hate history by their
Creator. Until this moment the men thought they were in control, and the
Jesus
himself told them: "This is the time for you, when darkness reigns"
(Luke 22:53). But God that until now seemed indifferent to everything they did
to her Son, turns off the light. Man could avoid the midday sun become in
darkness. That was also a sign that God abandoned Jesus there to take our sins
as his own, and pay for all of them. So he prophetically stated in Psalm 69: 4:
"I am forced to return what I did not steal."
There is no
life for man on this side of the cross and death. One must be in Christ, died
there with him and raised on the third day, to receive new life. On the cross
God put an end to the race of the children of Adam to start a new creation that
is beyond death, where true life begins.
The Son of
God became the Son of Man, on their death, to transform children of God those
born sons of men. What had life in himself, came into the world to die to give
life to those who were dead in trespasses and sins. He who had his home in
heaven came down to earth to give a home in heaven to us, land creatures. The
only one that was perfectly fair was made sin on the cross so that we who were
born in iniquity, might become the righteousness of God. The immortal became
mortal to give eternal life to us mortals. He who was eternally free became
slave leaving to preach on the cross in order to liberate us, slaves to sin.
One that was infinitely rich he became poor while delivering his last well,
life itself, to enrich those who had no life. One that is light descended into
the darkness, turn into children of light to us, we were darkness. He who was
in the bosom of the Father came to this distant land and went down to death, to
bring close to him those who were far from God.
Jesus cried
with a loud voice, 'Father, into thy hands I commend my spirit.' Having said
this and died. The centurion saw what had happened, praised God, saying,
"Certainly this man was innocent." And all the people who had
gathered to witness what was happening, seeing this, began to beat his chest
and moving away. But all who knew him, including the women who had followed him
from Galilee, stood at a distance, watching these things "(Lk 23: 44-49)..
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quarta-feira, 29 de julho de 2015
Marta e Maria Martha and Mary
Leitura: Lucas
10:38-42 Em meio à rejeição dos religiosos judeus, Jesus encontra um oásis de refrigério na casa de Lázaro, Marta e Maria. Os três irmãos moram no povoado de Betânia, a poucos quilômetros de Jerusalém, e é ali que Jesus costuma repousar em suas viagens. A parábola do samaritano nos ensinou o que é realmente amar e servir segundo o padrão de Deus, mostrando no verdadeiro Samaritano o exemplo perfeito do amor que não se omite em salvar e cuidar. Mas antes que você arregace as mangas e saia por aí resgatando os perdidos caídos à beira do caminho, conheça Marta e sua disposição para o trabalho. Tentando servir o hóspede Jesus da melhor maneira, Marta “estava ocupada com muito serviço” enquanto “Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra”. Indignada com a aparente inatividade da irmã, Marta se queixa: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” (Lc 10:38-40). Você às vezes se sente assim? Corre de um lado para outro e se indigna de alguns que parecem não fazer coisa alguma, pois só ficam ocupados com a leitura da Palavra e a oração? Talvez você pense: “Só eu trabalho!” Cuidado, você está tão ocupado em servir ao Senhor que pode cair no erro de se queixar e dar ordens a ele, como Marta faz aqui: “Senhor... dize-lhe que me ajude!”. Sempre que nos queixamos estamos nos queixando ao Senhor, pois afinal é ele quem cuida de nós e não estamos satisfeitos com seu cuidado. E quando nos achamos mais úteis e responsáveis do que outros, por não fazerem exatamente o que fazemos, nosso coração acaba ficando cheio de orgulho e soberba. Marta se deixou levar pelo trabalho sem perceber que perdeu o foco em Jesus e na sua Palavra. O Senhor a repreende: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10:41-42). O trabalho de Marta faz com que ela deixe de se ocupar com Cristo e sua Palavra. Repare que Jesus não diz que Maria escolheu “a melhor parte”, mas “a boa parte”. Ele não está fazendo comparações e dizendo a Marta que seu serviço não é importante, mas apenas dizendo que ela perdeu o foco. Quando estamos muito ocupados com a obra do Senhor acabamos perdendo de vista o Senhor da obra. Existe uma ordem na vida do cristão. Primeiro ele deve sentar-se aos pés de Jesus para aprender dele, lendo e meditando em sua Palavra. É assim também que você aprende qual é a vontade de Deus para a sua vida. Então as tarefas que Deus colocar em suas mãos para cumprir virão naturalmente. Quando aprendemos dele ficamos prontos “para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos” (Ef 2:10). |
Reading: Luke 10: 38-42 Amid the rejection of religious Jews, Jesus finds a refreshing oasis in the house of Lazarus, Martha and Mary. The three brothers live in Bethany, a few kilometers from Jerusalem, and it is there that Jesus often stand in his travels. The Samaritan parable taught us what is really love and serve according to the standard of God, showing the true Samaritan the perfect example of love that does not omit to save and care. But before you roll up your sleeves and go around rescuing the lost fallen by the wayside, meet Martha and her willingness to work. Trying to serve the guest Jesus in the best way, Martha "was distracted with much serving" as "Mary, her sister, who sat at the Lord's feet, listening to his word." Outraged by the apparent inactivity sister, Martha complains: "Lord, do not you care that my sister has left me alone with the service? Tell her to help me "(Lk 10: 38-40)!. Do you sometimes feel that way? Runs from side to side and unworthy of a few that seem to do nothing, because are only occupied with the reading of the Word and prayer? You might think: "I just work!" Be careful, you are so busy in serving the Lord that can make the mistake of complaining and give orders to him as Marta doing here, "Lord ... tell her to help me ". Whenever we complain are complaining to the Lord, because after all it is he who takes care of us and we are not satisfied with their care. And when we find most useful and responsible than others for not doing exactly what we do, our hearts ends up full of pride and arrogance. Marta was carried away by the work without realizing that lost focus on Jesus and His Word. The Lord rebuke: "Marta! Marta! You are worried and upset about many things; but only one is required. Mary has chosen that good part, which shall not be taken away from her "(Luke 10: 41-42). Marta's work makes her leave to deal with Christ and his Word. Notice that Jesus does not say that Mary has chosen "the best part" but "the good part". He is not making comparisons and telling Martha that their service is not important, but just saying it lost focus. When we are too busy with the Lord's work we lose sight of the Lord's work. There is an order in a Christian's life. First he must sit at Jesus' feet to learn it by reading and meditating on His Word. This is also how you learn what the will of God for your life. So the tasks that God puts in your hands to accomplish will come naturally. When we learn we we ready "to do good works, which God prepared in advance for us to do" (Eph 2:10). |
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