ATRIBUTOS DE DEUS
Parte 1 (f)
O que é Deus?
Antes de analisarmos os atributos de Deus é importante
estarmos cientes de que, segundo Hodge, as Suas perfeições são, na realidade,
atributos sem os quais Ele deixaria de ser Deus. Por isso, todos eles são
igualmente importantes. Não podemos considerar um ou outro dos Seus atributos
como algo a que deveríamos dar maior ênfase do que aos demais. Quanto aos seres
humanos, são eles caracterizados por atributos ou qualidades permanentes e por
acidentes ou acessórios. P. ex., uma pessoa normal não pode deixar de
apresentar consciência de si ou inteligência, que são considerados atributos,
sem os quais ela poderia deixar de ser considerada um ser humano normal.
Todavia, ela pode apresentar também características acessórias, como p. ex.
honestidade e bondade, sem as quais ela ainda seria considerada um ser humano
normal, mesmo sendo desonesto e mau. Porém, nenhuma característica de Deus pode
ser modificada, pois, nesse caso, Ele deixaria de ser o único Deus verdadeiro e
real. Alguém poderia imaginar um outro “deus”, com outras características, mas
o único Deus verdadeiro é como sempre foi e sempre será, com as perfeições que
Ele decidiu nos revelar e com outras que nem sequer podemos imaginar! A
pergunta nº 4 do Breve Catecismo de Westminster é: “O que é Deus?”. E a
resposta é a seguinte: “Deus é um Espírito infinito, eterno e imutável, em Seu
Ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade”. É uma resposta
simples, mas que nos dá uma boa idéia a respeito de Deus e é útil para um
início de estudo a Seu respeito. Para Hodge, ela provavelmente seja “a melhor
definição de Deus já elaborada por um homem”, Deus é espírito (Jo 4.24). O
espírito é uma substância diferente da matéria. Entendemos por substância algo
que tenha existência e se manifesta, isto é, apresenta propriedades ou
atributos por meio dos quais podemos caracterizá-la. A substância material é
diferente da substância espiritual. Uma substância e seus atributos são
inseparáveis. Cada um deles é conhecido pelo outro. Uma substância sem
atributos não tem existência. Não se pode ter nenhuma idéia a respeito de uma
substância a não ser por suas propriedades ou atributos. Conhecemos a matéria
pelas suas propriedades. O espírito não apresenta as mesmas propriedades da
matéria. Nosso espírito ou “alma é uma substância individual... cada subsistência
individual que pensa e sente, que possui o poder de autodeterminação, é uma
pessoa...o espírito não é matéria, e nem matéria é espírito... atributos
diferentes e incompatíveis não podem pertencer à mesma substância” (C.Hodge).
Portanto, além da matéria nós, seres humanos, somos constituídos por algo que
não conseguimos caracterizar claramente, mas do qual conhecemos algumas
propriedades, a nossa alma. Pela própria consciência da nossa mente podemos
perceber algumas características daquilo que consideramos uma pessoa. Como
vimos, um espírito pensa, quer e sente. Inteligência, vontade, sensibilidade e
autoconsciência são atributos de um espírito e caracterizam uma pessoa. Todos
nós, por experiência, conhecemos algumas das propriedades da matéria e, também,
algumas propriedades da nossa alma, como sentimentos, inteligência, imaginação,
etc. Todavia, nunca empregamos, literalmente, palavras que caracterizam
propriedades da matéria para nos referirmos à nossa alma, como p. ex. forma,
tamanho ou cor. Nós não imaginamos nossa alma como sendo triangular, alta ou
verde. Sabemos que não podemos caracterizá-la por propriedades da matéria. É
interessante o fato de muitos não acreditarem que Deus exista pelo fato de que
Sua existência não pode ser demonstrada por equipamentos ou comprovada pelos
nossos sentidos. Não se dão conta de que somente a matéria ou a energia podem
ser detectadas dessa maneira. Mas, Deus é espírito. O interessante é que essas
mesmas pessoas não duvidam da existência da sua própria mente ou da mente das
demais pessoas. Mas, a mente também é algo imaterial que não pode ter sua
existência comprovada, a não ser pelos efeitos da sua ação. Exatamente o mesmo
acontece com as ações de Deus no mundo material. Considerar a mente como sendo
o produto da atividade cerebral não é correto, pois ela, na verdade, atua sobre
o cérebro e lhe dá os direcionamentos conforme a sua própria vontade. Após a
ressurreição, Jesus Cristo apareceu aos discípulos e eles ficaram “surpresos e
atemorizados”, pois pensavam estar vendo um espírito. Jesus os acalma e diz:
“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai,
porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lc
24.37,39). A palavra aqui empregada (pneuma) é a mesma que aparece em Lc 23.46:
“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!”. Jesus diz que um espírito não tem
carne nem ossos, que são constituídos de matéria. Deus é espírito. “Deus é
imaterial. Nenhuma das propriedades da matéria pode ser-lhe atribuída... e Ele
é uma pessoa – um agente autoconsciente, inteligente e voluntário” (C. Hodge).
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