segunda-feira, 17 de agosto de 2015

POBRES E RICOS

 Leitura: Lucas 23:50-56

Hoje há tantos evangélicos pregando prosperidade que quase nos esquecemos de que nos anos 70 e 80 a moda entre católicos era a “Teologia da Libertação”. Ao contrário da “Teologia da Prosperidade”, que tenta aplicar à Igreja as promessas feitas a Israel ao afirmar que todo cristão deve ser rico, a chamada “opção pelos pobres” foi adotada por revolucionários para dar um tom religioso ao marxismo e à luta de classes.

Nenhuma delas tem fundamento bíblico, pois o objetivo do cristão neste mundo não é ser pobre ou rico, e nem colocar pobres contra ricos ou se achar capaz de erradicar a pobreza. É claro que a Palavra de Deus sempre exortou “que nos lembrássemos dos pobres” (Gl 2:10), mas Jesus deixou claro que “os pobres vocês sempre terão consigo” (Jo 12:8), mostrando que este problema não será resolvido até que ele venha para reinar.

É tão errado um rico gloriar-se em sua riqueza, quanto um pobre em sua pobreza. No corpo de Cristo existem mais pobres que ricos, mais iletrados que sábios, mais fracos que poderosos, mas “quem se gloriar, glorie-se no Senhor” (1 Co 1:26-31). Deus permite as diferentes condições para usar os seus de diferentes maneiras. Cristianismo não é comunismo. Os pobres não devem acreditar nas palavras dos pregadores da prosperidade, achando que se fossem ricos seriam felizes, e os ricos não devem confiar nas riquezas, mas estarem prontos a ajudar“especialmente aos da família da fé” (Gl 6:10), ou seja, dando prioridade aos seus irmãos em Cristo.

Se alguns discípulos, pobres e humildes, não tinham acesso ao governador Pilatos para requerer o corpo de Jesus, Deus usou dois discípulos ricos e influentes para esta tarefa. “José, membro do Conselho, homem bom e justo... de Arimateia... “dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus”, e “Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés” para preparar o corpo para o sepultamento no sepulcro novo doado por José de Arimateia. (Lc 23:50-56; Jo 19:38-42).

Entre o povo de Deus há pessoas de diferentes classes sociais, mas todos devem aprender a se contentar com o que possuem, seja riqueza ou pobreza, à semelhança do apóstolo Paulo, que disse: “Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.”(Fp 4:11-13).
 Reading: Luke 23: 44-49

The crucifixion of Jesus is the high point of the sinner hate history by their Creator. Until this moment the men thought they were in control, and the
Jesus himself told them: "This is the time for you, when darkness reigns" (Luke 22:53). But God that until now seemed indifferent to everything they did to her Son, turns off the light. Man could avoid the midday sun become in darkness. That was also a sign that God abandoned Jesus there to take our sins as his own, and pay for all of them. So he prophetically stated in Psalm 69: 4: "I am forced to return what I did not steal."

There is no life for man on this side of the cross and death. One must be in Christ, died there with him and raised on the third day, to receive new life. On the cross God put an end to the race of the children of Adam to start a new creation that is beyond death, where true life begins.

The Son of God became the Son of Man, on their death, to transform children of God those born sons of men. What had life in himself, came into the world to die to give life to those who were dead in trespasses and sins. He who had his home in heaven came down to earth to give a home in heaven to us, land creatures. The only one that was perfectly fair was made sin on the cross so that we who were born in iniquity, might become the righteousness of God. The immortal became mortal to give eternal life to us mortals. He who was eternally free became slave leaving to preach on the cross in order to liberate us, slaves to sin. One that was infinitely rich he became poor while delivering his last well, life itself, to enrich those who had no life. One that is light descended into the darkness, turn into children of light to us, we were darkness. He who was in the bosom of the Father came to this distant land and went down to death, to bring close to him those who were far from God.

Jesus cried with a loud voice, 'Father, into thy hands I commend my spirit.' Having said this and died. The centurion saw what had happened, praised God, saying, "Certainly this man was innocent." And all the people who had gathered to witness what was happening, seeing this, began to beat his chest and moving away. But all who knew him, including the women who had followed him from Galilee, stood at a distance, watching these things "(Lk 23: 44-49)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário