domingo, 28 de junho de 2015

No Paraiso in Paradise


Leitura: Lucas23:32-43

O ladrão convertido na cruz pediu e recebeu. Você reparou que ele pediu uma coisa e recebeu outra? Assim é a maneira de Deus, porque nem sempre sabemos ou entendemos o que pedimos. O ladrão arrependido reconheceu que Jesus era o Rei esperado para governar Israel. Reconheceu também que, apesar de tudo, o seu reino seria de algum modo estabelecido. Tudo o que ele pediu foi ser lembrado por Jesus quando este entrasse em seu reino. Só isso. Não ser esquecido.

Ele certamente não esperava pela resposta de Jesus, que não falou do reino, mas do Paraíso. Não em alguma data futura e indeterminada, mas no menor espaço de tempo possível, e ainda com uma garantia: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23:42-43). Em 2 Coríntios 12:2-4 Paulo identifica o Paraíso como o terceiro céu e Apocalipse 2:7 revela ser a presença de Deus. Mas como poderia Jesus ir ao Paraíso naquele mesmo dia se dizem que ele desceria ao inferno?

A confusão é gerada por uma tradução pouco precisa do Salmo 16:10, citado também em Atos 2:27: “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção”. Outras versões dizem “não deixarás a minha alma na morte”, outras, “na região dos mortos” ou “no sepulcro”. A palavra grega é “hades”, que não significa um lugar, mas uma condição. Naquele dia o ladrão e Jesus estariam ao mesmo tempo no “hades” e “no Paraíso”, isto é, na condição de terem a alma e o espírito separados do corpo, porém no lugar chamado Paraíso.

Então quando é que Jesus teria descido ao inferno? Nunca. A palavra “inferno” não existe na Bíblia. Ela foi usada por tradutores no lugar de palavras com diferentes significados, como “hades”, que é a condição de morte, e “geena”, que é o “lago de fogo”, o destino final dos perdidos. O lago de fogo ainda está vazio. Todos os que morreram estão no hades, isto é, na condição de morte, mas alguns já estão salvos, com Cristo, e outros perdidos e impossibilitados de passarem para o lado dos salvos. Um dia todos deixarão o hades — ou a condição de morte física — para receberem seus corpos: uns para estarem com Deus em corpo, alma e espírito, outros para serem lançados no lago de fogo. Em ambos os casos, eternamente.

Mas se Jesus subiu naquele dia ao Paraíso, quando ele teria pregado aos condenados que estão no hades, como Pedro diz em sua carta? Há muitos séculos, antes do Dilúvio.
Reading: Lucas23: 32-43

The thief on the cross converted asked for and received. You noticed that he asked one thing and received another? Such is the way of God, because not always know or understand what we ask. The repentant thief recognized that Jesus was the King expected to rule Israel. It also recognized that, despite everything, his kingdom would be established in any way. All he asked was to be remembered by Jesus when he came into his kingdom. Only that. Not be forgotten.

He certainly did not expect the response of Jesus, did not speak of the kingdom, but Paradise. Not at some future and unspecified date, but in the shortest possible time, and with a guarantee: "I assure you, today you will be with me in paradise" (Luke 23: 42-43). In 2 Corinthians 12: 2-4 Paul identifies Paradise as the third heaven and Revelation 2: 7 reveals be the presence of God. But how could Jesus go to heaven that day if say he would descend to hell?

The confusion is generated by an imprecise translation of Psalm 16:10, also quoted in Acts 2:27: "thou wilt not leave my soul in hell, neither wilt thou suffer thine Holy One to see corruption." Other versions say "not leave my soul in hell," other, "in the grave" or "the grave". The Greek word is "hades," which does not mean a place, but a condition. On that day the thief and Jesus were both in "hades" and "Paradise", that is, they must have the soul and the spirit separate body, but at a place called Paradise.

So when it is that Jesus descended into hell? Never. The word "hell" does not exist in the Bible. It was used by translators in place of words with different meanings, such as "Hades," which is the condition of death, and "Gehenna", which is the "lake of fire", the ultimate fate of the lost. The lake of fire is still empty. All the dead are in hell, that is, on condition of death, but some are already saved, with Christ, and other lost and unable to go to the side of the saved. One day all will leave Hades - or condition of physical death - to receive their bodies: one to be with God in body, soul and spirit, others to be thrown into the lake of fire. In both cases, forever.

But if Jesus ascended to heaven that day, when he would have preached to convicts who are in hell, as Peter says in his letter? Many centuries before the Flood.

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